Criação do pilates

Quem criou o Pilates ?

Joseph Pilates nasceu em Mönchengladbach, próximo a Düsseldorf, Alemanha. Seu pai tinha o sobrenome de Pilatu, pois era de ascendência grega. E sua mãe, naturopata, de ascendência alemã. Possivelmente Joseph Pilates tenha sofrido bullying durante a infância, sendo insultado de “Pôncio Pilatos, assassino de Jesus Cristo”, motivo pelo qual modificou o sobrenome. Falamos sobre isso também no site Pilates em Osasco

 

joseph_pilates_em_osasco

Joseph Hubertus Pilates, o criador do Pilates, nasceu em 1883 e era uma criança muito frágil que sofria de asma e febre reumática. Entretanto, Joseph Pilates cresceu seguindo a tradição de hábitos saudáveis que sua família cultivava e trabalhou, incessantemente, em busca de equilíbrio, forma física e bem-estar. Após muita dedicação, Joseph Pilates desenvolveu um método próprio, ao qual denominou “Contrologia”: um completo conhecimento do mecanismo do corpo e uma total compreensão dos princípios de equilíbrio e gravidade aplicados às ações do corpo nos estados ativo, em repouso ou dormindo. Através do controle do corpo e da mente é possível despender o mínimo possível de energia, garantindo boa saúde e melhor desenvolvimento.

 

E na adolescência prevendo seu futuro numa cadeira de rodas começou a estudar, como autodidata, anatomia e fisiologia humana e fundamentos de medicina oriental. Com isso desenvolveu exercício em aparelhos rústicos inventados por ele. Praticando esses exercícios em aparelhos criou seu próprio método e tornou-se obcecado em superar suas limitações físicas. Com essa prática, ainda jovem tornou-se ginasta e mergulhador.

 

Finalmente desenvolveu cerca de quinhentos exercícios que o ajudaram, bem como seus seguidores, a levar uma vida longa e saudável. Pilates alterava radicalmente os planos comuns de exercícios. E foram poucos aqueles que puderam assistir a todo este mecanismo de trabalho.

 

Joseph Pilates

Joseph-Pilates no ano de 1923, o alemão abriu seu primeiro stúdio, em Nova York, onde utilizava aparelhos imaginados e desenvolvidos por ele próprio. Mas a técnica, entretanto, só ganhou popularização nos anos 40. A maioria dos alunos que buscavam eram praticantes de esportes, apresentando, geralmente, algum problema postural ou de lesões.

 

Joseph Hubertus

Joseph Hubertus Pilates morreu no ano de 1967, aos 87 anos, após inalar muita fumaça ao tentar salvar seu estúdio de um incêndio e não deixou herdeiros. Sua esposa Clara Pilates, assumiu então a direção do estúdio, dando continuidade ao trabalho de seu marido. Pilates deixou inúmeros discípulos que abriram seus próprios estúdios em várias partes dos EUA e ajudaram a disseminar seus ensinamentos em todo o mundo, muitos alunos seguiram os passos do criador do Pilates, montando seus próprios stúdios. No Brasil, Alice Becker foi a principal difusora, a partir de 1991.

Acesse também: https://pilatesemosasco.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *